Psicologia - Quero cursar!

Faculdade: só de pensar neste tema me arrepio, se trata de uma decisão que tomamos e que é importante, de um jeito ou de outro. A ideia de trazer a psico para o blog é porque eu a escolhi para a minha vida! Quando decidi pelo curso, de imediato, procurei por alguns vídeos ou textos de psicólogas(os) explicando a sua experiência e achei um conteúdo muito pequenininho e, por isso, decidi criar o nosso!



Foto de Conner Baker em Unsplash

A minha história para com escolhas para "quem eu quero ser quando crescer" é longa - até porque eu já quis ser tudo e de tudo um pouco - e somente depois de muito tempo a psicologia chegou até mim e, então, foi amor completo e a primeira vista!


Há quase um ano comecei como Jovem Aprendiz e acabei tendo contato diário (e ainda tenho) com psicólogas, que além de ótimas profissionais, são pessoas lindas de coração e alma. Foram elas (além da psico) que abriram minha mente para o curso, pois quando era pequena fui a uma psicóloga, achei horrível e disse: "Nunca mais volto a um psicólogo!". Hoje eu dou risada disso: quem diria que quem detestava psicólogos optaria por tornar-se uma.       

#PsicoDúvidas


A partir de dúvidas sobre o curso e sobre o que acontece depois que se inicia-o, resumi alguns fatores importantes a ser pontuados para quem tem interesse e ao mesmo tempo tem dúvidas, mas quer conhecer mais sobre a psicologia. Lembrando que eu ainda sou estudante de ensino médio e tudo que sei é por ter pesquisado, e muito!


1) O que um psicólogo faz?
O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. 

2) Quais as áreas de atuação de um psicólogo?
Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.

Estes dois itens vocês encontram no guia do estudante, clique aqui.

3) Qual a grade curricular do primeiro semestre de psicologia?
Sabemos que nem todas as universidades e faculdades possuem a mesma organização, mas a maioria das cadeiras são bem semelhantes. Procurar saber o que se é estudado é um passo fundamental para quem está tomando a decisão de Sim X Não, por isso, vá até o site da instituição que deseja cursar, procure seu curso e busque por matriz ou grade curricular. Lá você encontrará todas as cadeiras que compõe o curso e pode ajudar na sua decisão.

4) Onde posso fazer um teste para saber se psicologia é mesmo a minha vocação?
Como uma vestibulanda ansiosa, procurei diversos "testes" vocacionais e outros para ter a certeza de que a minha área é a de humanas, se a psicologia, realmente, é algo que eu vá gostar, e bisbilhotando no site do Guia do Estudante encontrei um teste muito legal: clique aqui para ir direto fazer o teste sobre a carreira de psicologia.

5) Em quanto tempo posso concluir o curso?
Geralmente, o curso de Psicologia é concluído após 5 anos de estudos, pois possui 10 semestres em sua grade curricular. Talvez isso possa variar de instituição para instituição, o que é válido você pesquisar na que deseja cursar.

6) Qual a diferença de Psicologia X Psiquiatria? E a psicanálise?  
Psicologia: O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilitam o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. 
O profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental. 
Psiquiatria: O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria. Esta é realizada em 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo.

7) É verdade que é preciso ler muito?
O curso de psicologia tem uma carga de leitura bem alta composta por muitas teorias e muitos teóricos. Então ter uma organização e uma adaptação para encarar o desafio é normal, qualquer curso é necessário ler bastante, então dedicação é fundamental. Lembrando que a quantidade de leituras obrigatórias difere de universidade para universidade.

8) Quero fazer psicologia porque gosto da ideia de "estudar" as pessoas e seus conflitos internos e querer ajuda-las, é um bom "motivo" ?
Então, seus motivos pessoais sempre são seus e, geralmente, são eles que o levam a cursar a psicologia (ou qualquer outro curso). Como eu disse, me apaixonei pela psicologia após conhece-la e me interessar por ela. Ter empatia pelas pessoas é o passo inicial para sua vocação, então, independente do seu motivo, se você conhece o curso e o que a levou até a psico ainda se encaixar, vá em frente e mesmo assim se der errado, não tenha medo de voltar atrás e consertar.



Faça de coração que será bem feito ♥

You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥