Greenpeace: uma palestra que mudou minha vida

Neste último sábado, 13 de Agosto de 2016, participei de uma palestra do Greenpeace sobre mudanças climáticas e o evento foi tão impactante para mim, que não acho justo não compartilhar com o mundo o que precisa ser ouvido.


O Greenpeace ou a "paz verde", é um grupo/organização MUNDIAL de ativistas que defendem o meio ambiente e que querem garantir a paz e proteção da nossa natureza por meio de atitudes pacifistas (sem violência).

            "Atuamos sobre problemas ambientais que desafiam o mundo atual. 
Nossas campanhas envolvem: mudanças climáticas, proteção às florestas, 
oceanos, agricultura sustentável, poluição e energia nuclear. 
No Brasil, nossas principais frentes de trabalho são a proteção à Amazônia 
e a campanha de Clima e Energia."

A conscientização absurda que o Greenpeace passa por meio de simples verdades é constrangedora, pois tu percebe o quanto fazemos pouco e o que de melhor poderíamos fazer pelo planeta. Tudo está se esgotando e continuamos esbanjando sem cessar. Durante seu monólogo, o palestrante citou uma frase que causou extrema reflexão em todos (ou deveria ter causado): "Somos a única espécie racional, que sabe que o planeta terá um fim e não fazemos NADA para que isso mude." 

Como não vemos que algo está errado? Podemos fazer tanto pelo nosso planeta que apenas nos oferece recursos puros e não nos cobra nada em troca... É nosso dever mantermos nossa casa natural preservada. Somos apenas mais uma espécie que o habita, porém somos a única que o destrói e não fazemos nada para reverter! É pesado ouvir isso e tomar lições tão duras em apenas alguns minutos de palestras, que por fim, não devem ser levadas como cobrança pessoal ou como lição de moral que não muda nada. A ideia é que a informação seja tão pesada que algo mude, que o incrédulo seja um impulso a agirmos diferentes - nossa forma deve ser sustentável!

O Greenpeace não é apenas um grupo banal de palestras, eles possuem campanhas ativistas nos quatro cantos do planeta, no canal do youtube, eles mostram todas as suas ações que estão atendendo ao grito desesperado da natureza. Essas pessoas chamadas de Biodesagradáveis ou Ecochatos são, literalmente, os heróis do arco-íris (o palestrando usou e explicou esses termos cujo são designados a eles).

Sabem como notei isso? Em certo momento da palestra lhes foi oferecido água de uma garrafinha junto de um copo, ele negou o copo e disse: "Obrigada, mas se usar o copo é uma água desnecessário que gasto. Bebo no bico e se permitir, levarei a garrafinha". Um ato pequenininho, mas que se as sete bilhões de pessoas fizessem, pouparia milhares de litros de água potável que é extremamente limitada. Entendeu o porque ser ecochato é tão importante?


FONTE: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥