Namastê


Não é por menos que sabemos que o mundo precisa de respeito. E, a partir de valores tão importantes como tais, consolidamos conexões humanas e naturais tão singelas. O respeito que eu digo, não é apenas de humano para humano, é respeito ao universo como um todo.

No sentido mais amplo, pode-se entender Namastê como “o Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”. Namastê é uma palavra originalmente da linguagem hindu, o sânscrito, e, por isso, é uma saudação muito usada no sul da Ásia (onde habitam os povos hindus, sikhs, jainistas e budistas). Além de ser utilizada para saudar, a palavra também faz jus à agradecimentos, despedidas e pedidos.

A expressão não vem sozinha, ela é acompanhada por sinais de mão, que nada mais é do que um mudra (gestos que nos permitem sintonizar com frequências específicas de energia do Universo), sendo ele o gesto de juntar as palmas das mãos em forma de oração, colocando-as no centro do peito. Na yoga, a posição ao contrário (com as mãos nas costas) é chamada de Namastê Reverso.


Dizem que reverenciar com Namastê é a forma mais digna de cumprimentar alguém, pois sua tradução livre é "eu me curvo diante de ti". A coisa toda é uma forma de dizer que respeita outra pessoinha, mas de uma forma que iguala, pois ao juntar as mãos e saudar, você consolida a ideia de que as suas energias são compartilhadas, que o universo é compartilhado, que possuímos da mesma essência da vida. Transcende o básico, é forte e espiritual. 

É mais que uma palavra de cumprimento, é uma atitude de igualdade, respeito, humildade e de valores que trabalhamos a vida toda para mante-los em nossos corações. Daqui para frente, espero que possamos (você e eu) respeitar de uma forma mais sincera, deixando de lado as diferenças e pré-conceitos. Enfim, terminamos com um trecho do blog A mente é Maravilhosa:

"A partir de agora, você está participando conscientemente do processo de evolução espiritual que essa palavra estimula. "

You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥