Minha Redação do Enem 2016 - Beda #7


Ineditamente com vocês a minha redação do ENEM 2016 - aplausos, haha! Não sei dizer, exatamente, quando saiu o espelho da redação, mas quando eu vi a página do participante no site inep que já havia sido liberado, então, na hora, senti vontade de fazer um post compartilhando essa experiência - mucho loka - e o resultado da mesma. 

Minha nota ficou em 760 pontos - não é a melhor nota, porém é ok, um meio termo um pouquinho para o mais do que para o menos. Agora, sem mais papo furado, é com vocês minha redação do ENEM 2016 sobre o tema Intolerância Religiosa:
Se me pedissem para comentar sobre a minha redação hoje, eu diria que está péssima - haha! Por quê? O que eu aprendi no período que fiz essa redação e que a li atualmente, foi absurdo. Vejo diferença até na minha letra. Mas fora a letra, percebo os erros de gramática, há um pouco de confusão nos argumentos, pois poderiam ser articulados de uma forma muito melhor e outros detalhes. A partir das competências vou explicando onde pequei mais.



Na competência 1 - Eu atingi 80% do domínio da competência, totalizando em 160 pontos. Para alcançar 100% pode haver até 2 ou 3 erros gramaticais e se mais erros forem cometidos, a nota cai. 

Na competência 2 - Novamente, 80% do domínio da competência, mesma pontuação, 160 pontos. Neste quesito é possível identificar que eu não tive grandes problemas para entender a proposta do tema e nem usar várias áreas do conhecimento, porém, ainda assim, houveram desvios. 

Na competência 3 - 80% again, 160 pontos. Essa parte é da defesa de argumentos e lendo a redação agora, houveram bons argumentos, embora eu fiz alguma confusão na hora de expor eles. 

Na competência 4 - Domínio de 80% também, 160 pontos. Nessa parte, é necessário elaborar formas para que a argumentação seja bem defendida, com mecanismos de coerência e coesão.

Na competência 5 - 60% de domínio, 120 pontos. Eu não entendo qual o meu problema com a intervenção, pois todas as minhas redações solucionar o problema é meu tendão de aquiles. 

Na página do participante você pode ter acesso a esse relatório clicando em "Vista Pedagógica" e por lá dá para baixar o Guia de Redação do Enem 2013, que nos ajuda a entender quais são os critérios de avaliação da redação, apenas. E foi dele que retirei a explicação das competências. Neste link, você consegue baixá-lo também. 

Espero que a minha redação possa ajudar vocês um pouquinho. Tenho em mente mais posts como esse, reescrever a redação, apontar os erros mesmo e outras coisas, portanto, deixem nos comentários o que vocês acham e se querem dicas específicas ou algo do gênero, pois posso pesquisar e ajudar - e será com muito carinho! 


You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥