Entendendo o Enem 2017

O lembrete do celular apareceu e chegou o dia - o bendito dia - das inscrições do ENEM 2017. Não nego minhas origens e digo: mas que bah! 


Após a troca de governo vieram muitas mudanças e, uma delas, foi sobre a configuração do Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM. Nós o conhecíamos por ser um final de semana enlouquecedor de provas (antes da mudança) que se tornou alguma coisa confusa (depois da mudança), veja:



Através das imagens, senti que foi a forma mais fácil de visualizar o antes e o depois das alterações que a prova sofreu, e é difícil de dizer se as mudanças foram positivas ou negativas. Opinar sobre sem antes fazer a prova pode vir a ser redundante, porém ler que o primeiro dia será de cara a redação, a prova de linguagem e mais a de humanas me deixou pokerface, será extremamente massivo. 5 horas e meia de terror - hahaha!

As inscrições começaram ontem, 8 de maio de 2017 às 10hrs00min em ponto e terminarão dia 19 de maio de 2017 às 23hrs59min, as mesmas são feitas pelo site do enem inep (como a página está sempre lotada, sugiro que tentem pelo navegador Mozilla Firefox). Os não pagantes devem possuir o cadastro único para declarar hipossuficiência e os pagantes tem até o dia 24 de Maio de 2017 para efetuar o pagamento do boleto.

Aos participantes portadores de alguma doença ou deficiência é possível efetuar a solicitação de tempo adicional, mas esse plus deve ter comprovação com laudo médico no momento da inscrição. Haverá atendimento personalizado para portadores de deficiências físicas, gestantes e idosos bastando a solicitação ao se inscrever. E, nesta edição, os surdos farão as provas com as questões em formato de videos traduzidos em libras e as orientações necessárias para efetuar a mesma, também. 

Para mais informações, se for o caso, o Edital de 2017 do Enem já está disponível para leitura e lá está disponível todos os detalhes sobre o antes da prova, o durante a prova e o depois da prova. E caso haja preguicinha, na própria página do ENEM o design nos permite ler sobre o Antes da Prova, No dia da Prova, Depois da Prova e Dúvidas Frequentes. 



Boa sorte! 

You Might Also Like

0 comentários

Fique a vontade para comentar e transmitir sua opinião! ♥